Maurício Antonio Ferreira

CDIA+, MIT, LIT, ICP, ECM Practitioner
 

 
    Currículo  
   

Foi Diretor de Tecnologia do CENADEM.

Graduado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) em Engenharia Elétrica-Eletrônica.

É instrutor internacional do programa CDIA+ - Certified Document Imaging Architect da CompTIA, desde 1997.

Foi instrutor internacional da Kofax e da Stellent. Master of Information Technology, Laureate of Information Technology e ECM Practitioner pela AIIM Association for Information and Image Management International, EUA. ICP - Information Capture Professional pela TAWPI – The Association for Work Process Improvement.

Atuou como engenheiro de Projetos Especiais na IBM do Brasil e dos Estados Unidos. Foi diretor presidente da Computec, Campinas, SP, de 1990 a julho de 1999 e diretor da ImageOne de 1995 a julho de 1999.

Na INFOIMAGEM-94, a Computec foi agraciada com o Prêmio Iniciativa do Ano e na INFOIMAGEM-95, com o Prêmio Workflow do Ano. Maurício foi de fundamental importância técnica e sistêmica para a conquista destes prêmios.

Na INFOIMAGEM-97 foi agraciado com o Prêmio Profissional do Ano – Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Tem atuado intensamente no mercado de informática desde 1983, e no de Gerenciamento Eletrônico de Documentos desde 1992. Participou de missões técnicas de estudos do CENADEM nos Estados Unidos, bem como de feiras, seminários e congressos no Brasil e exterior. Estudou “in loco” algumas das maiores aplicações de GED implantadas em diversas regiões dos Estados Unidos.

Desenvolveu projetos de Gerenciamento Eletrônico de Documentos e áreas correlatas para instituições de porte, como Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas, Secretarias de Fazenda Estaduais, Petrobras, Prodesp - Cia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, CSN – Cia Siderúrgica Nacional e Telesp – Telecomunicações do Estado de São Paulo.

Como contratado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Termo de Referência para o Edital de GED/Workflow da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Ainda pelo PNUD prestou consultoria para a Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo e para CVM.

Desenvolveu também um projeto próprio de COLD, chamado COLDTec, instalado em muitos bancos brasileiros.

Foi Presidente da comissão técnica de várias INFOIMAGENS e editor técnico do Jornal do GED, publicado pelo CENADEM.

Tem ministrado dezenas de cursos e seminários em várias cidades do Brasil, bem como diversos cursos “in company”, sobre GED e tecnologias correlatas. Autor do Programa de Treinamento em CD-ROM, produzido pelo CENADEM, que ensina de forma interativa as tecnologias do GED. Único programa do gênero existente no mundo. Autor do Seminário sobre GED em videocassete, produzido pelo CENADEM .

Autor dos instrumentos de levantamento e editor técnico do Guia Brasileiro de Software para GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Content Management.

Em junho de 2004, na República Dominicana, ministrou curso de duas semanas intensivas sobre Software para GED e Content Management, para alunos de vários países da América Latina.

Em fevereiro de 2005, no México, ministrou curso de duas semanas intensivas sobre Software de Web Content Management e GED para alunos de vários países da América Latina.